Notícias

Casa do Baile exibe obras-primas de Francis Ford Coppola

Francis Ford Coppola, que impactou o mundo cinematográfico com a trilogia de “O Poderoso Chefão” e “Apocalipse Now”, ganha as telas da Casa no Baile, no mês de junho.

 

As exibições, que integram a mostra “Filme no Baile”, acontecem nos dias 06, 13, 20 e 27, às 17h.

 

O evento tem entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos 15 minutos antes das sessões. A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Casa do Baile, localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, na Pampulha.

Nascido em Detroit, no dia 7 de abril de 1939, em uma família de origem italiana, Francis Ford Coppola é filho da Italia Pennino e do compositor e diretor de orquestra Carmine Coppola, que colaborou em algumas das trilhas sonoras de seus filmes. Em 1960, Coppola graduou-se na Universidade Hofstra e, em seguida, fez especialização de Belas Artes em direção cinematográfica na Escola de Cinema da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Embora já tivesse realizado diversos trabalhos como diretor, sua estreia em longas-metragens foi com "Demência 13" (1969), do qual foi diretor e roteirista, função que desempenhou tanto para suas próprias produções quanto para as de outros.

Após alguns trabalhos, chegou "O Poderoso Chefão", de 1972, que marcou os filmes sobre a máfia e que é considerado o segundo melhor filme da história pelo Instituto de Cinema Americano, superado apenas por "Cidadão Kane" (1941), de Orson Welles. Ele já tinha ganhado um Oscar como roteirista de "Patton: Rebelde ou Herói?" (1970) e "O Poderoso Chefão" lhe proporcionou o segundo, também pelo roteiro, assim como o de melhor ator, para Marlon Brando, e o de fotografia, além de todo o reconhecimento. Depois de direcionar outros filmes, em 1974, filmou a segunda parte de "O Poderoso Chefão", que apesar de arrecadar muito menos do que a primeira, conseguiu três prêmios Oscar (o primeiro de Coppola como diretor, assim como os de melhor filme e roteiro). Em 2009 Francis Ford Coppola completou 70 anos com cinco prêmios Oscar em sua carreira, afirmando não querer parar.

Confira a programação

Dia 06/06: O Poderoso Chefão 1 (EUA, 1972)
Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.

Dia 13/06: O Poderoso Chefão 2 (EUA, 1974)
A continuação da saga da família Corleone começa com a história do jovem Vito Corleone desde que ele ainda morava na Sicília até sua chegada a Nova York, nos anos 1910. Em seguida, acompanha seu filho, Michael Corleone, que, nos anos 50, tenta expandir os negócios da família para Las Vegas, Hollywood e Cuba.

Dia 20/06: O Poderoso Chefão 3 (EUA, 1990) A tentativa de Michael Corleone, já mais velho, de fazer os membros de sua família entrar para a legalidade e abandonar o violento mundo do qual fazem parte é refreada pela ambição dos mais jovens. Por outro lado, há um mafioso inescrupuloso a fim de tomar seus negócios.

Dia 27/06: Apocalipse Now (EUA, 1979) Capitão (Martin Sheen) tem a missão de encontrar e matar coronel (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.

 

Fonte: ABN News 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios