Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: CASO BATTISTI: Embaixada Italiana pede para que autoridades ativem a Comissão de Conciliação
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > CASO BATTISTI: Embaixada Italiana pede para que autoridades ativem a Comissão de Conciliação
Notícias

CASO BATTISTI: Embaixada Italiana pede para que autoridades ativem a Comissão de Conciliação

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A embaixada italiana em Brasília pediu para as autoridades brasileiras ativarem a Comissão Permanente de Conciliação, mecanismo previsto em uma convenção firmada entre os dois países em 1954.

O pedido segue uma instrução do ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, e demonstra a intenção de Roma de levar para a Comissão o caso do ex-militante Cesare Battisti, cuja extradição foi negada pelo Brasil.

https://www.provincia.biella.it/

Segundo a Chancelaria italiana, o país está determinado a recorrer a "todas as iniciativas necessárias para obter a revisão da decisão" que negou a extradição de Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando era do grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

Roma indicou o jurista internacional Mauro Politi como representante na Comissão Permanente de Conciliação.

Nascido em 1944, em Fabrica de Roma, Politi é professor de Direito Internacional na Universidade de Trento, além de já ter sido conselheiro jurídico, de 1992 a 2001, da delegação italiana permanente nas Nações Unidas.

Ele também já integrou, entre 2003 e 2009, o grupo de juristas que compõem a Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda.

Em 1954, foi assinada a Convenção sobre Conciliação e Solução Judiciária entre o Brasil e a Itália. O documento permite que, diante de um impasse, seja convocada uma Comissão Permanente de Conciliação.

Esse mecanismo deve ser formado por três membros: um representante de Roma, um de Brasília, e um de um país neutro.

Em um prazo de quatro meses, que pode ser prorrogado, a Comissão tenta resolver as divergências. A partir daí, os dois países têm até três meses para colocar em prática o que foi resolvido nas negociações. Caso isso não ocorra, a demanda é levada ao Tribunal de Haia.

https://www.provincia.biella.it/

A Itália há havia demonstrado intenção levar o caso do ex-militante Cesare Battisti a organismos internacionais. Roma não concorda com a decisão brasileira de não extradita-lo.

Preso no Brasil em 2007, dois anos depois, o italiano recebeu o status de refugiado político pelo então ministro da Justiça, Tarso Genro.

Em seu último dia de mandato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acatou um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) e decidiu manter Battisti no país.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou a decisão de Lula, que era questionada pelos advogados do governo italiano, e determinou a libertação de Battisti, que estava em prisão preventiva.

Você pode se interessar também por ...

Primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi visita o Brasil no próximo dia 9 de março
LUTO: Tenor italiano morre aos 74 anos, em Turim, na Itália
Presidente do Banco Central Europeu Mario Draghi, afirma que “zona do euro” é marcada pela incerteza
Juiz decidirá em maio se Salvini vira réu por sequestro
Novos protestos contra G20 são realizados em Roma
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?