Notícias

Presidente da Itália faz forte defesa da liberdade de imprensa

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, fez uma forte defesa da liberdade de imprensa em uma mensagem pelos 60 anos da Ordem dos Jornalistas.

“O bem da informação goza de explícita tutela constitucional. O artigo 21 da Constituição, ao afirmar que ‘todos têm o direito de manifestar livremente o próprio pensamento com as palavras, escrito e em qualquer meio de difusão’ – e isso afeta cada cidadão – destaca o valor da imprensa como meio, indicando que ‘ela não pode estar sujeita a autorizações ou censuras'”, pontuou.

Citando alterações legislativas feitas ao longo das últimas décadas para regulamentar a profissão de jornalista e do trabalho profissional em noticiar, Mattarella afirma que a “informação é um veículo de liberdade” para o país.

O mandatário ainda ressalta que os jornalistas “têm uma responsabilidade enorme”, que foi “acentuada pela multiplicação das fontes de informações oferecidas pela revolução da internet”.

“À profissão jornalística, sobretudo, está confiado o papel de expressão da livre crítica segundo os deveres da lealdade e da boa-fé. Aos jornalistas, nesse contexto, é colocada a missão relevante da livre formação de opinião dos cidadãos, do respeito à verdade substancial dos fatos”, pontuou.

Ao fim da mensagem, Mattarella ressaltou que é “intolerável” as ameaças que jornalistas sofrem ao redor do mundo e elogiou a adoção do “Ato da Imprensa Livre” adotado recentemente pela União Europeia.

“O respeito das atividades profissionais dos jornalistas é componente essencial do nosso sistema de liberdade. As agressões e as intimidações contra o trabalho são intoleráveis para a República”, finalizou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios