Notícias

CATEQUESE: Papa Francisco aborda a importância do papel das mulheres na Igreja

O Papa Francisco destacou, nesta quarta-feira, o papel das mulheres na transmissão da fé cristã, afirmando que elas foram "as primeiras" a acreditar na ressurreição, e pediu aos jovens "que usem" a esperança do Evangelho.

Ao retomar o ciclo das catequeses para o Ano da Fé – que a Igreja Católica celebra e que foi iniciado pelo antecessor Bento XVI –, Francisco afirmou que "as primeiras testemunhas da ressurreição [de Jesus] foram as mulheres".

"As mulheres tiveram um papel primordial, fundamental" na compreensão da fé e na história da Igreja, sublinhou. Perante o túmulo vazio, "os apóstolos e os discípulos não acreditavam [que Cristo tinha ressuscitado], mas as mulheres, sim", acrescentou.

"É um pouco a missão das mulheres, das mães, de passar este testemunho. Em frente com o testemunho!", disse num tom familiar, que o Papa gosta de usar, perante cerca de 30 mil pessoas que participaram na audiência geral desta quarta-feira, no Vaticano.

Esta certeza da ressurreição "pode permitir viver, com mais confiança e coragem, as realidades quotidianas", acrescentou.

Em seguida, o Papa dirigiu-se aos mais jovens – cerca de dez mil eram de Milão: "Estão tantos jovens rapazes e raparigas nesta praça. Apoiem-se nesta certeza: o Senhor está vivo e caminha convosco! Vós estais ancorados nesta esperança! Segurem bem a corda e levem a esperança, o testemunho! Em frente, jovens, pois o mundo está um pouco envelhecido devido às guerras!".

Aplaudido por milhares de jovens e adolescentes, que se preparam para receber o sacramento da confirmação, o crisma, Francisco encorajou-os: "Queridos jovens, eu rezo para que a vossa fé seja forte como uma planta que dá bons frutos." E acrescentou: "Humildade, simplicidade, serviço, sigam a Sua voz [de Jesus]".

O Papa, à vontade e caloroso, deu um longo passeio pela Praça de São Pedro num jipe branco, descoberto, tendo parado várias vezes para beijar crianças, que lhe eram apresentadas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios