Notícias

CATOLICISMO ROMANO: Papa Bento XVI despede-se da Espanha com mensagem de unidade

O papa Bento XVI encerrou neste domingo uma visita de dois dias às cidades espanholas de Santiago de Compostela e Barcelona anunciando que rezará para que "todos os povos da Espanha" vivam "como uma só família".

Em seu discurso, pronunciado antes de embarcar para Roma no aeroporto de El Prat, em Barcelona, o papa disse que queria "abraçar todos os espanhóis".

Ele lamentou que nesta ocasião só tenha conseguido visitar duas cidades e destacou que em 2011 irá a Madri para a Jornada Mundial da Juventude.

Acompanhado pelo rei da Espanha, Juan Carlos, pela rainha Sofia e por outras autoridades civis e religiosas, Bento XVI agradeceu diretamente aos monarcas pela atenção que recebeu em seus dois dias de visita ao país.

"Agradeço a todos a contínua e delicada atenção que tiveram nestes dias com o papa, e que ressaltam o caráter hospitalar e acolhedor das pessoas destas terras, tão próximas a meu coração", disse Bento XVI.

O chefe da Igreja Católica acrescentou que, em sua visita a Santiago de Compostela, quis unir-se "como um peregrino mais" a todos os fiéis que foram ao túmulo do apóstolo Tiago, e lembrar como o cristianismo chegou "a estas terras" e enraizou-se "profundamente" no caráter das pessoas.

O rei Juan Carlos agradeceu às "numerosas demonstrações de generosidade" do papa em relação à Espanha, assim como suas palavras "cheias de esperança de que um mundo melhor é possível ".

Em suas palavras dedicadas a Bento XVI durante a cerimônia de despedida, o rei destacou "a amizade, a proximidade e o afeto" que o Papa "voltou a expressar" estes dias aos espanhóis e acrescentou que a Espanha o agradece.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios