Notícias

CATOLICISMO ROMANO: Wojtyla será celebrado todo dia 22 de outubro

A memória litúrgica do papa João Paulo II, que será beatificado daqui a três semanas, será celebrada anualmente no dia 22 de outubro.

De acordo com um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a data coincide com o dia do início do pontificado de João Paulo II, em 22 de outubro de 1978. 

"Dispõe-se que, no calendário próprio da diocese de Roma e das dioceses da Polônia, a celebração do beato João Paulo II, Papa, seja inscrita em 22 de outubro e celebrada todo ano como memória", diz o documento.

O documento também dispõe sobre a inscrição facultativa da data no calendário de outras dioceses e sobre dedicar o nome de João Paulo II a uma Igreja.

Karol Wojtyla será beatificado em 1º de maio próximo, em uma cerimônia presidida pelo papa Bento XVI no Vaticano. 

A beatificação, que é a primeira etapa para a canonização (que institui o título de santo), ocorre seis anos após sua morte, em 2 de abril de 2005. 

Para iniciar o processo de beatificação, Bento XVI contrariou o Código do Direito Canônico, que prevê uma espera mínima de cinco anos após a morte.

Em 13 de maio de 2005, poucas semanas depois de ser eleito Papa, Joseph Ratzinger anunciou sua decisão de autorizar a abertura imediata da causa canônica de Karol Wojtyla.

O próprio João Paulo II já ignorara a norma pela primeira vez, permitindo o início imediato do processo para Madre Teresa de Calcutá, falecida em 1997 e beatificada em 2003. 

Para se tornar beato, foi preciso que João Paulo II tivesse um milagre reconhecido. Trata-se do caso da freira francesa Marie Simon-Pierre, que foi curada "inexplicavelmente" do mal de Parkinson, após orar pedindo pela intercessão do Papa. 

Após 1º de maio, será aberto outro processo para a canonização. Para que seja concluído, é necessária a comprovação de outro milagre ocorrido após a beatificação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios