
Morreu aos 75 anos Celso Valli, compositor, arranjador e produtor de grandes nomes da música pop italiana, como Laura Pausini, Eros Ramazzotti, Gianni Morandi e Vasco Rossi.
O anúncio do falecimento foi feito por Ramazzotti em suas redes sociais.
“Celso, sentirei sua falta, mestre”, escreveu o artista, acrescentando que “um outro gigante nos deixa”.
Já Pausini relevou que “a partida de Valli”, que a acompanhou com o seu “talento de músico e produtor por muitos anos”, marcou boa parte de seu trabalho.
“Muitas das minhas canções tiveram os arranjos feitos por ele. Algumas se tornaram trilhas sonoras de suas vidas e da minha”, disse a cantora, acrescentando que a morte de Valli deixa “seus amigos e colaboradores profundamente tristes”.
Rossi também usou as redes sociais para dedicar uma mensagem ao produtor e “amigo fiel”.
“Viva Celso Valli, com sua elegância, seu jeito refinado, mesmo sendo sanguíneo. Um gênio absoluto”, foram as palavras do cantor de “Albachiara”.
Nascido em Bolonha em 1950, após se formar em piano, Valli iniciou sua carreira como tecladista e vocalista de uma banda de jazz. A partir da década de 1980, colaborou com artistas como Mina, Gianni Morandi, Raf, Matia Bazar, Claudio Baglioni, Vasco Rossi, Eros Ramazzotti, Laura Pausini, Giorgia, Andrea Bocelli, Il Volo, Renato Zero e Jovanotti.
Participou também de diversas edições do Festival de Sanremo, sendo a última em 2023, ao lado dos cantores Ultimo e Eros Ramazzotti.