Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Chanceler alemã Angela Merkel lamenta renúncia de Matteo Renzi, mas pede respeito ao voto
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Chanceler alemã Angela Merkel lamenta renúncia de Matteo Renzi, mas pede respeito ao voto
Notícias

Chanceler alemã Angela Merkel lamenta renúncia de Matteo Renzi, mas pede respeito ao voto

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A chanceler alemã Angela Merkel lamentou o anúncio da renúncia do primeiro ministro italiano, Matteo Renzi, após a derrota do governo no referendo constitucional.

Segundo seu porta-voz, Steffen Seibert, Merkel "soube com tristeza" sobre a renúncia, mas disse que é preciso "respeitar a decisão democrática tomada pelos cidadãos italianos". O representante ainda ressaltou que a líder do governo alemão "sempre trabalhou bem e com confiança em Renzi" e que ela apoiou as reformas implantadas pelo premier.   

https://www.provincia.biella.it/

Seibert também ressaltou que o governo alemão está pronto para colaborar com o futuro governo italiano. Renzi, ao lado do presidente francês, François Hollande, era um dos "pilares" da União Europeia. Apesar de algumas discussões públicas – especialmente nas questões econômicas -, Merkel, Renzi e Hollande eram firmes na defesa do bloco europeu e tinham visões parecidas para enfrentar outras crises europeias, como a questão da imigração.   

Até por causa disso, a preocupação dos alemães com o futuro da Itália é latente. O ministro das Relações Exteriores de Berlim (e provável futuro presidente da Alemanha), Frank-Walter Steinmeier, desejou uma rápida solução à crise de Roma e disse estar observando com "preocupação" o resultado do referendo.   

Para Steinmeier, a escolha dos italianos "não é, certamente, uma contribuição positiva em um dos momentos mais difíceis para a Europa". O chanceler destacou que acredita que Renzi "fez tudo o que era justo e necessário", mas que isso "não foi premiado pelos eleitores".   

Já o ministro da Economia da Alemanha, Wolfgang Schäuble, pediu para que o próximo premier italiano siga a mesma linha adotada por Renzi.   

"É urgente que se forme um novo governo e espero que ele continue com as reformas. A Itália deve continuar pela estrada começada por Renzi há três anos", disse Schäuble ao chegar ao Parlamento Europeu. "Mesmo que os cidadãos não tenham aceitado essa modificação na Constituição, não há razão para falar em crise europeia", acrescentou.   

Na mesma linha, o comissário europeu para os Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici, afirmou que a situação atual "não é um psicodrama". "É uma situação da política interna italiana, com consequências importantes para a Itália, mas não se tornará uma crise europeia", disse ainda Moscovicci, que destacou que esse "não é um voto anti-União Europeia".

Você pode se interessar também por ...

Silvio Berlusconi anuncia extinção do “Povo da Liberdade” e relança partido que o colocou no poder
Cantora italiana Ornella Vanoni morre aos 91 anos
Jornalistas iranianos apelam à ONU por correspondente detido na Itália
Morre Gaetano Pesce, estrela do design italiano
900 mil empregos estão em risco na Itália
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?