Notícias

Choque de instituições e dívida pública ameaçam a Itália

Duas bombas prestes a explodir ameaçam a Itália: o confronto entre as instituições e a dívida pública, disse Gian Maria Fara, presidente do Eurispes – Instituto de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais, o mais conceituado do país em estudos estatísticos – ao apresentar seu relatório anual.

A Itália está vivendo "uma grave crise política, institucional, econômica e social", disse Fara em uma coletiva à imprensa, acrescentando que é hora que "os anátemas e os discursos apaixonados sejam substituídos por ideias e projetos", já que "somos incapazes de ver uma saída, que sem dúvida existe". 

Os três aspectos da crise, acrescentou, "se fundem, alimentam e entrelaçam, até formar um único objeto, sólido, resistente e refratário a qualquer tentativa de desemaranhá-lo ou resolvê-lo de alguma forma". 

Em referência ao conflito entre o governo e o Judiciário, decorrente das investigações sobre o premier Silvio Berlusconi – suspeito de abuso de menores e extorsão – do Ministério Público de Milão, que, por sua vez é acusado pelo governo de perseguição política, Fara disse que "todos fingem não perceber que estamos muito próximos de um choque institucional, com efeitos potencialmente devastadores". 

Quanto à dívida pública – que em 2009 representava 115,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, Fara disse que "há anos se fala dela como se fosse um parente com uma doença crônica com a qual se pode conviver. No entanto, neste caso também, nosso tempo está se esgotando".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios