Notícias

Cidade de Bolonha, norte da Itália, distribui cachimbos para usuários de crack

A cidade de Bolonha, no norte da Itália, começou a distribuir 300 cachimbos de crack para usuários da droga, em uma tentativa de coibir o consumo ilegal e reduzir os danos provocados pela substância.

A medida, que custou cerca de 3,5 mil euros (R$ 22 mil), faz parte de um projeto piloto iniciado na capital da Emilia-Romagna há cerca de um ano e meio para combater o aumento do consumo de crack na cidade, que é governada pelo prefeito de centro-esquerda Matteo Lepore, do Partido Democrático (PD).

Segundo a secretária municipal de Bem-Estar Social e Segurança Integrada, Matilde Madrid, um experimento realizado pela prefeitura mostrou que a “utilização de instrumentos adequados permite reduzir o consumo e problemas secundários, como sangramentos, traqueítes [infecções na traqueia] e infecções derivadas do uso de materiais improvisados e compartilhados”.

“Por isso vamos ampliar [a distribuição de cachimbos]”, acrescentou Madrid. Os itens serão oferecidos por agentes sanitários que atuam nas ruas de Bolonha, mas a medida é alvo de duras críticas da direita.

“Vamos denunciar Lepore e a prefeitura por incitação ao consumo e ao tráfico de drogas. Distribuir cachimbos gratuitamente, inclusive usando dinheiro dos bolonheses, é inaceitável”, declarou o eurodeputado Stefano Cavedagna, do partido Irmãos da Itália (FdI), o mesmo da premiê Giorgia Meloni.

Já Silvia Sardone, vice-secretária do partido nacionalista Liga, do vice-premiê Matteo Salvini, defendeu que o dinheiro seja usado em “campanhas de sensibilização”. “Pessoas que precisam de ajuda para sair da dependência são apoiadas para consumir drogas”, salientou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios