
Para celebrar os 90 anos de nascimento do tenor italiano Luciano Pavarotti (1935-2007) em 12 de outubro, a Decca Records anuncia o lançamento da coletânea “Pavarotti 90”, um tributo mundial que celebra a contribuição inigualável do lendário tenor à música clássica, seu apelo internacional e seu legado de levar a ópera a todos.
A homenagem terá início com o material inédito “The Lost Concert: Live from Llangollen (1995)”, gravado no País de Gales, lugar onde Pavarotti, com apenas 19 anos, em 1955, se apresentou pela primeira vez fora da Itália após se juntar ao pai no Coral Rossini, sediado em Modena, sua terra natal.
O álbum, a ser lançado no próximo 21 de novembro, mostra o tenor já no auge de sua carreira no Llangollen International Musical Eisteddfod 40 anos após o festival galês mudar sua vida.
No registro, Pavarotti canta com a Orquestra Filarmônica da BBC, a soprano Atzuko Kawahara e o Coral Rossini. A gravação foi remasterizada e vem acompanhada de um livro para colecionador com 100 páginas, repleto de ensaios, fotografias e material de arquivo. Inclui também duas gravações originais de 1955 do Coral Rossini, “Bonjour mon cœur” e “In Nomine Jesu”, consideradas as primeiras gravações de áudio com a voz de Pavarotti, além de uma rara entrevista na qual ele relembra sua primeira visita ao País de Gales.
A viúva de Pavarotti, Nicoletta Mantovani, esteve em 12 e 13 de julho em Llangollen Eisteddfod para prestigiar a homenagem, entregando na ocasião o Troféu Pavarotti aos vencedores da competição Coral do Mundo. Um mural gigante de giz com o rosto do cantor também foi inaugurado para relembrar seu nome e obra.
Além do álbum ao vivo, a Decca lançará “Novanta” em 10 de outubro, uma coletânea de 74 faixas que narra a carreira de Pavarotti: desde suas primeiras gravações de estúdio até duetos icônicos com artistas como Bono, Elton John e Andrea Bocelli. O material também traz as primeiras gravações conhecidas da voz de Pavarotti, feitas em 1955.
Já o Mercury Studios lançará em Bluray “The Lost Concert” em 21 de novembro, que inclui filmagens originais e entrevistas de seu último concerto.
Pavarotti faleceu aos 71 anos em 2007, vítima de um câncer de pâncreas.