Notícias

Panamá terá segurança italiana

A Itália enviará nos próximos meses seis embarcações para a costa do Panamá com o objetivo de reforçar a segurança e a vigilância do litoral do país, segundo informações da Secretaria de Comunicação panamenha.

"Com estes barcos será possível aumentar as operações de segurança nas águas judiciais panamenhas", que também "permitirão um maior deslocamento das unidades ao aumentar o número de ações policiais para evitar que nosso país seja utilizado por membros do crime organizado", indicou o comunicado oficial. 

As embarcações serão utilizadas pelo Serviço Nacional Aeronaval (Senan). Duas delas são de aço, medem quase 73 metros e podem carregar até 427 toneladas. As outras quatro são de alumínio, medem 25 metros e têm capacidade de até 53 toneladas. 

"Este é outro esforço para reforçar as capacidades dos estabelecimentos de segurança panamenhos, como foi feito na Polícia Nacional e no Serviço Nacional de Fronteiras", indicou a Secretaria de Comunicação do Estado. 

Na semana passada, o presidente panamenho, Ricardo Martinelli viajou para Roma e assinou com as autoridades italianas um Memorando de Entendimento de Cooperação Técnica em Matéria de Segurança. 

As relações bilaterais entre as duas nações têm outros marcos históricos. Em junho do ano passado, os dois governos assinaram um acordo para ampliar o Canal do Panamá, em uma obra de um consórcio de empresários, envolvendo a italiana Impreglio. O custo previsto da obra é de US$ 4 bilhões. 

O Panamá também chegou a assinar um acordo de livre-comércio com a União Europeia (UE) em 2009.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios