Notícias

Comissão Europeia solicita votação on-line para agricultura bio livre de OGMs

A Comissão Europeia decidiu pedir aos 500 milhões de cidadãos europeus se os produtos orgânicos na Europa devem ser livres de OGMs, ou mais especificamente se "a presença acidental de OGMs que consta nos rótulos deve ser inferior àquela dos produtos tradicionais'' e também se ''estão dispostos a pagar mais em troca da redução do limiar de OGMs indicados nas embalagens".

Com estas e outras perguntas, Bruxelas quer conhecer a opinião dos consumidores europeus sobre como melhorar a produção orgânica no continente e lançou uma consulta on-line aberta a todos. O objetivo é importante: como anunciado pelo Comissário UE da Agricultura Dacian Ciolos, trata-se de alimentar uma reflexão em vista do lançamento ainda este ano pela Comissão Europeia tanto de um novo plano de ação europeu para relançar o setor (o anterior remonta a 2004), como de novas propostas de regulamento para uma renoção do quadro político e jurídico para a agricultura biológica na Europa.

Os resultados da consulta ameaçam reabrir a caixa de Pandora sobre o uso dos organismos geneticamente modificados (OGMs) na Europa e sobre a coexistência de terras com culturas OGM e as de produção agrícola convencional. De fato, com as leis atualmente em vigor, para todos os tipos de produção agrícola não é necessário indicar a possível presença de OGMs no rótulo se representam menos de 0,9% do produto.

Ciolos acredita que este ''é um bom momento para enfatizar nossos esforços rumo aos mais altos padrões para a produção orgânica e rever nossas regras quando necessário, visando criar as melhores condições possíveis para favorecer o desenvolvimento da agricultura biológica na Europa''.

A Itália está particularmente interessada na iniciativa por ocupar o segundo lugar na UE por terras agrícolas totalmente convertidas para o biológico e pelas novas oportunidades que se abrem aos produtores tanto no mercado europeu como no internacional.

As propostas futuras poderão ser lançadas em 2014 nos semestres de presidência lituana ou italiana da UE. 

A consulta se realizará de 15 de janeiro até 15 de abril de 2013 e para acessar ao questionário em todas as línguas basta clicar no link daEuropean Commission-Digit IPM.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios