
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que irá conceder a Ordem Olímpica de Ouro, sua mais alta honraria, ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, e à primeira-ministra do país, Giorgia Meloni.
Em carta a Mattarella, a presidente do COI, Kirsty Coventry, enfatizou que, por meio dessa condecoração, deseja expressar “profunda gratidão” e “agradecimento” pelo “incansável empenho e total apoio para tornar os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 inesquecíveis”.
Já na carta à Meloni, o COI acrescentou que este “sucesso foi possível graças ao excelente trabalho e ao papel crucial desempenhado pelo governo italiano sob sua liderança”.
A Ordem Olímpica de Ouro é a mais alta honraria concedida pelo COI àqueles que prestaram serviços excepcionais à causa olímpica por meio de sua contribuição ao Movimento Olímpico. O prêmio será entregue a Mattarella e Meloni em uma cerimônia em Roma, com data ainda a definir.
Ao mesmo tempo, a Ordem Olímpica de Prata será concedida aos ministros italianos do Esporte e da Juventude, Andrea Abodi; da Infraestrutura e Transportes, Matteo Salvini; e da Economia e Finanças, Giancarlo Giorgetti. Também serão homenageados com a prata o presidente da Simico, empresa responsável pela infraestrutura dos Jogos, Fabio Massimo Saldini, os prefeitos de Milão, Giuseppe Sala, e de Cortina D’Ampezzo, Gianluca Lorenzi, além de outras autoridades locais.



