Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi quer um “novo início” para a União Europeia

O governo italiano entregou ao presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, um documento pedindo "um novo início" para a União Europeia (UE), encorajando reformas estruturais e cobrando a nomeação de um líder "audacioso e inovador" para chefiar a Comissão Europeia, o poder executivo da UE.

O relatório foi apresentado às vésperas da próxima reunião do Conselho – órgão que reúne os chefes de Estado e governo dos 28 países que formam o bloco econômico -, que acontece nos dias 26 e 27 de junho. "É necessária uma profunda mudança na agenda política e econômica da Europa. Chegou o tempo de repensar a estratégia para retomar o crescimento e criar empregos. É nossa responsabilidade dar à Europa um novo início", diz o texto.

Desde que saiu como um dos grandes vitoriosos das eleições europeias do final de maio, quando o seu Partido Democrático (PD) alcançou mais de 40% dos votos na Itália, o premier centro-esquerdista Matteo Renzi vem expressando o seu desejo de implantar na UE o mesmo ritmo intenso de reformas que ele tem procurado colocar no seu país. Alguns analistas já o enxergam como um contraponto à austeridade da chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

"As reformas são o principal motor do crescimento, sobretudo se o esforço é realizado com base em um amplo consenso a nível nacional. O novo presidente da Comissão Europeia deve exigir o respeito às regras da UE, mas ser capaz também de pensar fora da caixa", afirma o documento. Um dos temas que estão na agenda da reunião do Conselho Europeu é a escolha do nome que será indicado para presidir a Comissão Europeia.

O favorito para substituir José Manuel Durão Barroso no cargo é o ex-premier de Luxemburgo Jean-Claude Juncker. De orientação conservadora, ele tem o apoio de Merkel, mas enfrenta resistência por parte do primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios