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COMPORTAMENTO: Mais da metade dos italianos tem o hábito da leitura quando saem de férias

Mais da metade dos italianos mergulha no mundo dos romances quando saem de férias, enquanto dois em cada três preferem continuar ancorados na realidade lendo os jornais. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo site Lastminute entre 10 mil viajantes de nove países europeus, que revela que este ano serão 320 milhões os livros levados para as praias ou piscinas pelos turistas do Velho Continente. Na Europa, 65% das pessoas lêem durante os períodos de férias. Os mais propensos à leitura são os suecos (72%), seguidos pelos ingleses e irlandeses (71% para ambos).

Os prazeres da leitura seduzem também 69% dos alemães, 68% dos noruegueses e 65% dos dinamarqueses. 

Menos amantes dos livros parecem ser os espanhóis (59%), os franceses (56%) e principalmente os italianos, lanterninha dessa lista com 55%. 

Em comparação com seus primos europeus, os italianos lêem pouco durante as férias: em média 1,9 livros em duas semanas. Pior do que os italianos, só os espanhóis com (1,7), enquanto brilham no ranking os ingleses (2,6 livros), os franceses e os irlandeses (ambos com 2,4 livros).

Entre os gêneros que acompanham a doce preguiça das férias, nos países do norte da Europa fazem sucesso os romances de ação e suspense (Dinamarca 72%, Noruega 64% e Suécia 73%), enquanto os romances água com açúcar atraem mais o público irlandês (30%). 

A literatura erótica é mais popular entre os alemães (6%) e espanhóis (7%), muito mais interessados do que os castos ingleses (2%) e irlandeses (4%). Poucos também apostariam na veneta cômica dos alemães, mas, surpreendentemente, eles são os leitores mais ávidos de comédias e livros de humor (30%), enquanto os franceses preferem os romances de fantasia (29%).

Os mais espirituais debaixo do guardassol são sem dúvida os espanhóis, apaixonados por literatura religiosa (17%). Querendo colocar um livro na mala, os italianos optam por aqueles de ação (56%) e fantasia (28%), mas não desprezam os romances cor de rosa (25%) e as biografias (20%).

A pouca familiaridade com livros e romances não impede aos viajantes italianos de ocupar o pódio entre os leitores europeus de jornais e revistas (66%) e de conquistar a medalha de ouro para as palavras cruzadas e quebra-cabeças (56%). 

Entre jornais e sudoku, os italianos parecem ter sérias intenções de se manter informados e com a mente treinada até na praia.

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