Notícias

COMPORTAMENTO: “Piercing” virá uma moda popular na Itália entre os menores de 14 anos

Uma de cada três crianças italianas corre o risco de ter uma infecção grave por causa da perfuração "caseira" de orelhas, umbigo, nariz, lábios ou língua, que se transformou em uma verdadeira febre entre menores de 14 anos, determinados a driblar a lei para conseguir o seu "piercing" e à revelia dos pais. 

O alarme foi lançado pelo dermatologista pediatra italiano Mauro Paradiso, do Istituto Dermopatico Dell'Immacolata (IDI) de Roma.

"Os jovens menores de 14 anos desejam muito ter um piercing, mas para fazê-lo em locais autorizados precisam ter pelo menos 14 anos e o consentimento dos pais. O resultado é que eles acabam fazendo em si mesmos, às vezes ainda na escola e com ferramentas mal esterilizadas", explicou o especialista nas páginas da revista da Sociedade Italiana de Pediatria.

As crianças correm muitos riscos por se esconderem de seus pais, que desaprovam este modismo. Com isso, se expõem a um "risco de graves infecções por estafilococo áureo, por exemplo, até a endocardite. Os meninos são os mais expostos porque têm uma menor percepção do perigo", comentou Paradiso.

As complicações decorrentes do piercing são, de qualquer maneira, um problema que diz respeito aos adolescentes em geral.

De acordo com dados do dermatologista infantil, cerca de um em três casos deriva de uma complicação, enquanto um sobre 100 termina em um atendimento de emergência. Os problemas mais comuns são sangramento, infecção, formação de queloides na língua, perto dos olhos ou nos genitais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios