Notícias

Comunidade beneditina de Norcia lança a “Birra Nursia”

Agora existe a Birra Nursia: é produzida pela comunidade beneditina de Norcia (15 religiosos de vários países do mundo, liderados pelo padre americano Cassian Folsom), dentro das muralhas milenares do mosteiro que leva o nome do Santo padroeiro da Europa, São Bento, que nasceu na capital de Valnerina.

Seguindo o exemplo da tradição monástica belga e através de adaptações de receitas tradicionais, os monges desenvolveram dois tipos de bebida: uma loira e leve, e outra extra, mais rica e encorpada.

A produção será limitada para garantir a qualidade e a excelência do produto. De fato, a fábrica de cerveja tem uma caldeira para 250 litros e cinco fermentadores de mil litros, podendo produzir de 500 a mil garrafas.

A cerveja ''beneditina'' poderá ser adquirida no mosteiro e em bares e restaurantes de Norcia e imediações.

A inauguração contou com a presença do arcebispo de Spoleto-Norcia, D. Renato Boccardo, e do prefeito local,Gian Paolo Stefanelli. Este último, entre os engenhosos exemplos beneditinos, lembrou as chamadas "marcite" dos séculos V e VI depois de Cristo, com a introdução de um sistema de canais das águas do rio Sordo, exemplo único nos Apeninos centrais de campos perenemente irrigados.

Para os monges de Norcia, a ''cerveja sempre foi uma bebida para ocasiões especiais, para os domingos e feriados principais. O projeto, em completa harmonia com a tradição beneditina, nasceu com o objetivo de compartilhar com todos a alegria decorrente do fruto do próprio trabalho, de modo que o Senhor seja santificado em tudo", observou padre Benedetto. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios