Notícias

Governo Italiano quer recorrer ao Tribunal de Haia para obter extradição de Battisti

O governo da Itália está disposto a recorrer ao Tribunal de Haia para conseguir a extradição do ex-ativista de extrema-esquerda Cesare Battisti, após a recusa do  governo do Brasil de entregá-lo à Itália, onde foi condenado à revelia por quatro homicídios.

As declarações foram dadas pelo ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, em entrevista publicada pelo jornal "Corriere della Sera", na qual ele também afirma que a Itália enviou uma carta à nova presidente brasileira, Dilma Rousseff, para que reconsidere a decisão de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

Na carta, a Itália pede a Dilma que revise "a decisão de seu antecessor" e considere a "sentença do Supremo Tribunal Federal (STF)" que autorizou a extradição de Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, durante a ditadura.

Segundo Frattini, o governo da Itália está decidido a utilizar todas as vias legais para conseguir a extradição de Battisti, inclusive recorrendo ao Tribunal de Haia.

O presidente italiano, Giorgio Napolitano, se disse "desiludido" pela decisão de Lula.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios