Notícias

Presidente da França rechaça eixo “franco-italiano” anti Alemanha

O presidente da França, François Hollande, disse que a Itália, como o seu país, quer "que o crescimento econômico e o emprego para os jovens sejam temas prioritários" na União Europeia (UE), mas descartou a formação de um eixo contra as políticas de austeridade defendidas pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Hollande respondia a perguntas de jornalistas após uma reunião de doadores europeus para o Mali, quando a imprensa levantou mais uma vez a questão da crise europeia.

"De qualquer maneira, não é uma questão de instaurar uma aliança entre Paris e Roma contra a Alemanha", disse o presidente francês na capital belga. Mais importante, para ele, é que França e Itália trabalhem juntas em um espírito construtivo para encontrar "um compromisso e uma solução dos problemas". Uma aliança contra a Alemanha "seria contra o interesse da Europa, mas também de Paris e Roma", disse Hollande.

O francês afirmou hoje que ainda espera convencer Merkel sobre a necessidade de serem tomadas medidas contra a recessão durante a cúpula da UE em junho. Embora Hollande tenha dito que no caso da França, a recessão atual pareça "menos grave que a de 2008-2009", para o premier da Itália, Enrico Letta, a situação econômica italiana continua muito ruim, após sete trimestres seguidos de queda na atividade econômica. "Em primeiro lugar a Itália, mas em geral toda a Europa, não se pode dar ao luxo de mais uma cúpula onde nada será feito", afirmou o premier italiano referindo-se à reunião que acontecerá em junho em Bruxelas. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios