
Pelo terceiro ano consecutivo, o Consulado-Geral da Itália no Rio Grande do Sul bateu recorde na quantidade de passaportes emitidos. Dados divulgados indicam que, em 2025, foram 15.641 novos documentos, frente aos 14.238 registrados em 2024, aumento superior a 10%. Cresceu também o número de residentes na circunscrição consular no estado: enquanto em 2024 eram 124.495 cidadãos italianos vivendo no RS, no ano passado esse número saltou para 135.665, salto de 9%.
Outro avanço significativo foi no sistema de cadastro dos italianos no exterior (AIRE). Embora a quantidade de inscrições tenha ficado praticamente estável, saindo de 14.903 para 15.004, o destaque ficou por conta do prazo de espera, que passou de seis para menos de três meses.
O cônsul-geral, Valerio Caruso, reforça que a melhora em todos os serviços prestados e na estrutura funcional permitiram que, mais uma vez, a instituição batesse os próprios recordes. “Nosso objetivo é atender o cidadão italiano que mora no RS. Da Capital ou do interior, precisamos oferecer o melhor atendimento e facilitar a vida da comunidade. Em um ambiente de muita documentação e que pode ser burocrático, entregamos agilidade. O ano de 2025 mostrou, novamente, que a nossa equipe trabalha em nível de excelência.”
Mesmo ainda vivendo um cenário de mudanças, devido à nova lei da cidadania, o diplomata ressalta o desafio de realizar o registro dos filhos menores de idade dentro do prazo limite estabelecido pela recente legislação, o qual se encerra em 31 de maio de 2026. “Estamos empenhados em assegurar que todos possam ter acesso ao serviço e, por isso, simplificamos o processo de agendamento. Fica o apelo para que contactem o Consulado o mais breve possível”, orienta.
Para 2026, ainda foi confirmada a continuidade do serviço de call center, disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, pelo número (51) 3010-1515.



