Turismo na Itália

Contra turismo de massa, ilha de Capri, sul da Itália, limita grupos a 40 visitantes

Para visitar a famosa e deslumbrante ilha de Capri, no sul da Itália, grupos turísticos deverão cumprir as novas regras impostas pela prefeitura, que limita o número de visitantes a 40 pessoas por guia.

A medida, que visa combater os efeitos do turismo de massa, foi elaborada pela prefeitura em parceria com Polícia Municipal e aprovada por unanimidade pela Câmara.

Além de fixar um teto de 40 visitantes por grupo, aqueles com mais de 20 turistas devem usar fones de ouvido para ouvir as explicações do guia, que por sua vez, deverá se identificar de modo a ser facilmente localizado por aqueles que o acompanham.

O responsável também deve garantir que o grupo permaneça compacto e seguro durante todo o passeio, evitando ocupar todo o espaço disponível.

O novo texto pretende “desafogar” a ilha já no próximo verão europeu, em meados do ano, quando até 50 mil turistas por dia lotam os principais pontos de embarque e desembarque de Capri, bem como seus locais panorâmicos e históricos.

Para o presidente da Associação Italiana de Hotéis e Turismo (Federalberghi) de Capri, Lorenzo Coppola, as novas regras são “um ato de responsabilidade que reflete a visão de uma ilha finalmente mais habitável”.

A nova medida voltada para grupos organizados “são ferramentas essenciais para descongestionar áreas críticas como a Piazza Umberto I e as docas da Marina Grande, restaurando o espaço adequado para nossos passeios”, opinou Coppola.

Localizada no Golfo de Nápoles, a poucos quilômetros do continente, a ilha de Capri é mundialmente famosa por sua história e belezas naturais. Entre as principais atrações está a Gruta Azul, uma caverna marinha onde a cor do mar encanta pela profundidade.

No entanto, principalmente na alta temporada, a Gruta Azul sofre com o excesso de embarcações turísticas que buscam contemplá-la do lado de fora, já que a entrada da caverna é minúscula, exigindo um barco pequeno para atravessá-la. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios