Notícias

Ministra italiana acompanha “com atenção” os protestos e greves que acontecem em toda Itália

A ministra do Interior da Itália, Annamaria Cancellieri, afirmou que as autoridades estão acompanhando "com atenção" os protestos e greves realizados em todo o país por trabalhadores do sistema de transporte.

Segundo ela, "estamos abertos ao diálogo, mas também dispostos a usar todos os instrumentos que a lei coloca à disposição".

Cancellieri também destacou que "não serão tolerados bloqueios de estradas", pois "é preciso levar em conta o direito dos cidadãos".

Desde o fim de semana, algumas estradas e avenidas têm sido palco de manifestações. 

Os taxistas italianos estão em greve nacional.

Os locais mais prejudicados são os aeroportos e estações.

A paralisação foi convocada para protestar contra liberalizações no setor de serviços da Itália, que fazem parte de um plano de medidas propostas pelo primeiro-ministro Mario Monti para recuperar a economia.

Os taxistas protestam contra mudanças no setor, principalmente na concessão de licenças para táxis, gesto que tem a intenção de intensificar a concorrência.

A Itália atualmente conta com cerca de 14 mil taxistas, sendo 8 mil somente em Roma. Em 2007, o governo também tentou impor mudanças no setor, o que gerou protestos até que as autoridades desistissem.

O sindicato dos trabalhadores e condutores de veículos de transporte terrestre da Itália (Trasportounito) também anunciou greve.

Muitos caminhões bloqueiam as pistas e rodovias. As manifestações são contra o aumento no preço da gasolina e dos pedágios, entre outras coisas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios