Catolicismo Romano

Correios italianos recebem até 100 quilos por dia de cartas ao Papa Leão XIV

Os correios italianos recebem até 100 quilos de cartas por dia enviadas ao Papa Leão XIV de todos os cantos do mundo.

O número foi divulgado por Antonello Chidichimo, diretor do centro de triagem de Fiumicino, cidade que abriga o principal aeroporto da Itália, enquanto o pontífice americano aproveita um período de repouso durante o verão boreal em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.

“Recebemos diariamente centenas de cartas endereçadas ao Papa, com picos de 100 quilos por dia.

A média é de cerca de 500 a 550 quilos por semana”, disse Chidichimo à agência AFP.

“A proveniência não é apenas do território nacional. Elas chegam de todas as partes do mundo, e há muitas cartas escritas por crianças e cartões-postais. É belo e interessante ver como, na era da digitalização, muitas pessoas ainda usam a caneta para escrever ao Papa”, acrescentou.

Entre as origens das correspondências estão lugares como Brasil, Andorra, Camarões, Hong Kong e Estados Unidos, terra natal de Leão XIV, ou Robert Prevost, que era relativamente desconhecido quando foi eleito para suceder o popular papa Francisco, em 8 de maio passado.

Depois da triagem, as cartas são levadas de van para o Vaticano, cuja agência postal também recebe correspondências diretamente. No menor país do mundo, as mensagens são analisadas pela Secretaria de Estado, principal dicastério da Santa Sé e que, após checagens de segurança, as entrega para a equipe do pontífice.

O próprio Francisco tinha o hábito de responder a algumas cartas pessoalmente, sobretudo para crianças ou fiéis em situação de grande dificuldade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios