Notícias

Corte Suprema da Índia suspende julgamento contra fuzileiros

A Corte Suprema da Índia decidiu suspender todos os procedimentos judiciais contra os fuzileiros italianos Massimiliano Latorre e Salvatore Girone, acusados pelo homicídio de dois pescadores.

 

A medida segue a ordem do dia 24 de agosto do Tribunal Internacional do Direito do Mar, que tem sede em Hamburgo (Alemanha), e que mandava tanto a Justiça da Itália como a da Índia pararem os julgamentos até que o Tribunal de Haia tomasse uma decisão sobre o caso.

 

Os magistrados indianos Anil R. Dave, Kurian Joseph e Amitava Roy fixaram ainda a data de 13 de janeiro de 2016 para uma nova audiência sobre o andamento do caso. Respondendo à ANSA, o procurador indiano P.S. Narasimha confirmou que a situação agora fica "congelada" e que valem as disposições anteriores definidas pelo poder judiciário local.

 

Girone e Latorre são acusados de matar dois pescadores indianos em 12 de fevereiro de 2012, em águas internacionais, próximo ao estado de Kerala, na Índia. Os réus afirmam que só efetuaram os disparos que mataram os dois homens porque eles tentaram invadir a embarcação em que eles estavam para cometer algum crime.

 

Desde então, ambos foram presos em Nova Déli e aguardam por um julgamento formal do caso. Por causa de uma isquemia e de um problema no coração, Latorre está em Milão desde o ano passado para se recuperar de uma cirurgia. Já Girone nunca conseguiu deixar o presídio indiano.

 

No julgamento de Hamburgo, o governo italiano tentou fazer com que o fuzileiro pudesse aguardar pelo julgamento em seu país natal, mas a solicitação foi negada pelo Tribunal.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios