Notícias

COVID-19: Itália terá estado de emergência até 15 de outubro

Para evitar uma “segunda onda” de contágios pelo Covid-19, o governo italiano aposta em testagem em massa, isolamento rápido dos novos focos e na manutenção de medidas contra aglomerações.

Além disso, o primeiro-ministro Giuseppe Conte disse em audiência no Senado, que deseja prorrogar o estado de emergência até outubro.

Segundo o premiê, a extensão é necessária para garantir “eficácia” e “tempestividade” no combate à crise sanitária. “Seria incongruente suspender bruscamente a eficácia das medidas adotadas, a não ser quando a situação tenha voltado a um tolerável grau de normalidade”, acrescentou.

Conte afirmou ainda que deseja dialogar sobre a prorrogação com o Parlamento, embora a oposição conservadora seja contra a ampliação do estado de emergência.

Após a intervenção de Conte, os senadores aprovaram a prorrogação do estado de emergência até 15 de outubro e definiram que esse será o último pedido do tipo.

O texto ainda afirma que o governo precisa criar novas “normas primárias” para enfrentar a crise sanitária. A referência ao termo indica a necessidade de criar decretos-lei para o enfrentamento e não mais pelos “decretos da Presidência do Conselho de Ministros”, como estava sendo feito desde março.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios