Notícias

CRISE NA AVIAÇÃO: Air France só ajudará companhia aérea italiana Alitalia em “condições rígidas”

A Air France-KLM anunciou que não vai participar do aumento de capital de 300 milhões de euros (R$ 900 milhões) aprovado pelo conselho e pelos sócios da Alitalia, a menos que sejam respeitadas determinadas condições. "Sempre dissemos que somos um parceiro leal e sério da Alitalia, o que significa que ajudaremos, mas em condições muito rígidas", disse o CEO do grupo franco-holandês, Alexandre de Juniac, em uma conversa com analistas.

Entre as exigências, incluem-se a elaboração de um novo plano industrial, estabelecendo a manutenção das rotas de longa distância, ao invés de aumentá-las, como estão propondo alguns sócios, e o fortalecimento da solvência da empresa. "As condições estão muito claras desde o início. Se elas forem aceitas, podemos considerar o fortalecimento da nossa parceria.

Do contrário, seguiremos adiante", acrescentou Juniac.

Após as declarações do CEO, o ministro italiano da Infraestrutura, Maurizio Lupi, garantiu que se os franco-holandeses não quiserem subscrever o aumento de capital, outro parceiro internacional será encontrado. "Mas a Air France ainda permanece como nosso principal interlocutor", salientou.

Reclamação – Em uma conferência por telefone, o CEO da Lufthansa, Christoph Franz, cobrou uma posição da União Europeia sobre a ação do governo da Itália para salvar a principal companhia aérea do país. "Existem muitos modos legais de socorrer empresas em dificuldade, mas existem limites para repetidas ajudas do Estado", afirmou. Em meados de outubro, quando foi aprovado o aumento de capital, a Poste Italiane, estatal responsável pelos serviços de correios, se comprometeu a contribuir com uma quantia de até 75 milhões de euros (R$ 225 milhões). Os sócios, inclusive a Air France, têm até 15 de novembro para subscrever ou não as ações da nova emissão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios