Notícias

Cultura é antídoto contra barbárie, diz primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, discursou para estudantes da Universidade Cheikh Anta Diop, localizada em Dakar, no Senegal, onde encerrou uma viagem de três dias pela África Subsaariana.

 

Aos alunos, o chefe de governo declarou que o "diálogo entre culturas é o melhor antídoto contra as barbáries" e que os centros de ensino são as armas mais eficazes em favor da defesa da liberdade de expressão.

 

"As universidades são locais para libertar a imaginação e a criatividade necessárias para revitalizar um sistema global estático e letárgico que pede com urgência novas ideias dos jovens", disse Renzi, falando em francês. Nos dois últimos dias, o primeiro-ministro também passou por Nigéria e Gana.

 

Desde que assumiu o poder, em fevereiro de 2014, ele vem tentando estreitar as relações entre Itália e África. "Saímos daqui com a consciência de que a Itália é um grande país e precisa ser mais forte no xadrez internacional e nas relações com a África", acrescentou, ressaltando que o continente é uma "prioridade" para Roma.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios