Notícias

Unesco, patrimônio italiano em figurinhas

Pompeia e o Coliseu, o centro histórico de Roma e a laguna de Veneza, as Dolomitas e as Ilhas Eólias: é dedicada aos 47 lugares italianos declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco a nova coleção de figurinhas Panini.

A casa de Modena, que este ano festeja 50 anos de atividade (com uma grande exposição em Roma, no Palazzo Incontro), criou este projeto com a colaboração da Associação dos Bens Italianos e Patrimônio Mundial Unesco (Abiu) e o patrocínio do Ministério dos Bens Culturais.

A iniciativa intitulada Il Patrimonio Unesco in Italia (O Patrimônio Unesco na Itália), disse o presidente da Abiu, Claudio Ricci, era ''uma etapa anunciada para valorizar e promover o turismo nos sítios dos Patrimônios Mundiais''. E não apenas isso: na Itália existe a maior concentração de belezas históricas, arte e paisagens. São 47 lugares entre os 936 selecionados pela Unesco no mundo. ''Eles são as nossas marcas culturais mais conhecidas. A partir daí, a questão era divulgar a consciência da singularidade deste patrimônio com ferramentas adequadas, capazes de falar com todos'', acrescentou.

Para tanto, nada melhor do que uma coleção da Panini, capaz de levar ao público mais jovem as maravilhas da Itália, disse Ricci, destacando o alcance educativo da iniciativa da empresa modenese. 

Por sua vez, a Panini considera O Patrimônio da Unesco na Itália não só um projeto comercial, mas também a possibilidade de ''contribuir para a disseminação do conhecimento do patrimônio italiano'', acrescentou o diretor de Mercado Italiano das Figurinhas e Cartões da Panini Antonio Allegra. 

''Trata-se de uma coleção lúdica e educativa, um projeto que nos emocionou e de cujo aspecto técnico nos orgulhamos'', acrescentou. 

O álbum, em italiano e em inglês, estará à venda nas bancas de jornal a partir de amanhã (20) ao preço de € 2, enquanto que cada pacotinho (contendo cinco figurinhas) custará € 0,60. 

Ao contrário das famosas coleções dos jogadores de futebol, estas figurinhas têm quase o dobro do tamanho e cada sítio terá toda uma página dedicada a ele, com quatro imagens do mesmo tamanho, garantindo assim o mesmo peso. A emoção da descoberta é a mesma para o Coliseu, como para os Trulli de Alberobello, Porto Venere, ou as Necrópoles etruscas de Cerveteri e Tarquinia.

Por outro lado, é uma espécie de ritual que, em 50 anos não mudou, seduzindo gerações de crianças e colecionadores. Quando se abre um pacotinho, se espera achar a figurinha que falta, se partilha com os amigos uma nova aventura de conhecimento.

Por parte do público, há uma grande expectativa, tanto que alguns donos de bancas já começaram a vender álbuns e figurinhas, sem esperar pelo lançamento nacional. ''É um sinal de que os colecionadores e fãs responderam muito bem à nova coleção'', concluiu Allegra.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios