Durante a apresentação do novo plano industrial da companhia Alitalia, o vice-presidente da empresa e CEO da Eihad Airways, James Hogan, afirmou que a nova marca será a "mais sexy do mundo".
Além de Hogan, o presidente da nova Alitalia, Luca di Montezemolo, e o CEO, Silvano Cassano, deram detalhes de como a companhia funcionará agora que o processo de fusão com a Etihad foi concluído.
Tanto o novo presidente como Cassano destacaram que a companhia deve começar a dar lucro a partir de 2017, com um retorno de cerca de 100 milhões de euros por ano.
Para Montezemolo, essa nova fase da marca tem "quatro prioridades". "A primeira é a fortíssima atenção às respostas da própria empresa: a prioridade número um é se preocupar com quem trabalha na Alitalia", disse o presidente completando que "o sucesso da Alitalia se baseia, fundamentalmente, sobre quem trabalha nela".
Já a "segunda prioridade" é voltar a dar força para a marca, ressaltando que a companhia "deve se tornar sempre mais uma embaixadora e intérprete da Itália no mundo, de uma Itália moderna". A terceira medida é melhorar o serviço, pois segundo o dirigente, ele é fundamental e necessário para "tratar o cliente como um hóspede". A quarta meta é "reforçar e aumentar nossas rotas".
Seguindo a mesma linha, Cassano aproveitou o momento para anunciar que já estão planejadas novas rotas e voos com maior frequência para a América do Norte e Ásia, sendo que esses serão os "dois focos de nosso desenvolvimento". "Faremos todos os investimentos para dar aos clientes um serviço cinco estrelas", destacou o CEO.
Atualmente, a empresa viaja para 168 destinos nos cinco continentes e deve ter como novas rotas da Itália para China, novas conexões para Ásia, Austrália, África e Oriente Médio através de conexões em Abu Dhabi. A companhia conta com 227 aeronaves, através de frota combinada.
Protestos
Momentos antes da apresentação das novas propostas, alguns trabalhadores ligados à Conferência Unitária de Base (CUB) – um dos maiores sindicatos italianos – protestaram em frente ao hotel em que estavam os dirigentes da Alitalia.
Eles pediam o "fim das demissões e o fim da precariedade no trabalho" e reclamavam que os novos planos da marca acabam afetando a vida dos "trabalhadores e dos cidadãos".
Fusão
No dia 23 de dezembro, a fusão entre a Alitalia e a Etihad Airways foi completada e, desde o dia 1º de janeiro, a nova companhia está em funcionamento.
A Etihad ressaltou que com o acordo, houve um aumento de capital no valor de 387,5 milhões de euros para a aquisição de 49% das ações da empresa italiana. Os outros 51% serão de posse da Alitalia Cai através da MidCo, que conferiu as atividades e a passividade para a operação da companhia aérea.