
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que fugiu do Brasil para a Itália após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi presa no país europeu.
A parlamentar foi condenada a 10 anos de cadeia por conta de uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a ajuda do hacker Walter Delgatti Neto, sentenciado a oito anos e três meses de detenção.
O objetivo do crime seria prejudicar a credibilidade do poder Judiciário.
O deputado italiano Angelo Bonelli, da coalizão Aliança Verde-Esquerda, informou em suas redes sociais que forneceu o endereço de Zambelli para a polícia local.
“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o político.
Já em uma entrevista à GloboNews, Bonelli mencionou que os agentes italianos confirmaram que ela estava em um apartamento cerca de duas horas e meia depois de sua ligação, acrescentando que o pedido da Interpol foi “aplicado”.
Zambelli deverá ser extraditada e trazida de volta ao Brasil, onde cumprirá pena em regime fechado. A Itália terá até 48 horas para prosseguir com o processo envolvendo a deputada, que tem cidadania italiana.
No início de junho, a deputada fugiu para a Itália, país do qual tem cidadania, porém continuou ativa nas redes sociais e chegou a cogitar a hipótese de disputar as próximas eleições legislativas italianas, mas depois voltou atrás.
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), presidente do bloco do PL na Câmara dos Deputados, afirmou que a deputada Carla Zambelli entregou-se voluntariamente às autoridades da Itália.
“Em recente contato com o advogado de Carla Zambelli, me informou que ela hoje se apresentou espontaneamente às autoridades da Itália para começar seu pedido de asilo político, bem como de não extradição”, afirmou Sóstenes.
“Queremos desejar toda nossa solidariedade à nossa querida deputada Carla Zambelli e dizer que sempre estaremos ao seu lado contra a perseguição que ela vem sofrendo do Judiciário brasileiro”, finalizou o parlamentar.