Notícias

Deputada ítalo-brasileira Renata Bueno pede ratificação de tratado sobre presos

A deputada ítalo-brasileira eleita no Parlamento italiano na circunscrição da América do Sul, Renata Bueno, apresentou uma interrogação ao ministro das Relações Exteriores da Itália sobre a situação dos presos brasileiros na Itália e italianos no Brasil, e pediu a ratificação do Tratado entre Itália e Brasil de 2008 sobre a transferência dos presos.

"Este tratado foi assinado pelo governo italiano e pelo governo brasileiro e permite a transferência de pessoas condenadas para que elas possam cumprir a pena em seu país de origem. As condições desumanas de prisão dos italianos, como dos detentos de outras nacionalidades, nas prisões brasileiras são intoleráveis e violam os princípios da Declaração dos direitos humanos", declarou Bueno. 

"Segundo os últimos dados de 2005 cerca de 50 italianos estão detentos no Brasil e cerca de 350 brasileiros estão detentos nas prisões italianas. Peço de saber quais são os dados a disposição do governo em relação a presença dos detentos italianos nas prisões brasileiras e de brasileiros nas prisões italianas e os relativos custos", pediu a deputada ítalo-brasileira.

A deputada Bueno pediu a "ratificação da medida porque, além do elevado valor humanitário permite uma economia significativa para os cofres públicos, com recursos que poderiam ser utilizados para a melhoria da rede consular italiana no Brasil".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios