Notícias

Deputados italianos aprovam Lei do Orçamento para 2011

Os deputados da Itália aprovaram a lei de estabilidade para 2011, que agora deverá passar pelo Senado para sua aprovação definitiva no início de dezembro. 

A aprovação dos senadores deve ocorrer antes da definição sobre o futuro do governo do primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, que enfrentará um voto de confiança em 14 de dezembro. 

A lei de estabilidade, novo nome que se deu à lei do orçamento, foi aprovada com 333 votos a favor, 250 contra e 2 abstenções. 

A aprovação havia sido solicitada com urgência pelo presidente da República, Giorgio Napolitano, ao Parlamento. 

Segundo o chefe de Estado, era necessário aprovar o orçamento antes de começar a discutir no Parlamento a moção de confiança contra o atual governo. Ela foi apresentada pelos os oposicionistas Partido Democrata (PD) e Itália dos Valores (IDV) na Câmara dos Deputados na última sexta-feira. 

No último dia 7, o ex-aliado de Berlusconi, com o qual fundou o partido governista Povo da Liberdade (PDL), e atual presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, pediu a renúncia do premier, pois ele teria perdido a maioria no Legislativo. 

Fini se reuniu, na última terça-feira, com o presidente do Senado, Renato Schifani, e Napolitano, com quem definiu a data de votação da moção para 14 de dezembro. Até esse dia, qual a lei de estabilidade já deve ter sido aprovada também pelo Senado.
   
O mecanismo prevê cortes de gastos para 2011 em um valor de 5,8 bilhões de euros. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios