Notícias

Deputados italianos aprovam reforma do federalismo fiscal

A Câmara dos Deputados italiana aprovou a reforma do chamado federalismo fiscal municipal, promovido pela Liga do Norte (principal aliado do governo) e sobre o qual o primeiro-ministro Silvio Berlusconi pedira um voto de confiança no Executivo, por 314 votos favor, 291 contra e duas abstenções.

Berlusconi, que presenciou a votação legislativa, disse que não deu muita importância ao fato do texto conseguir a maioria relativa e não absoluta (316 votos) na Câmara Baixa do Parlamento.

"Estou tranquilo, sabíamos que havia alguns deputados doentes e outros dois em missão: se eles estivessem presentes, chegaríamos aos 322 votos", disse o chefe de governo, embora de acordo com os cálculos de observadores, na verdade o governo poderia ter alcançado um máximo de 319 votos favoráveis.

Os dirigentes da Liga Norte, aliada do Povo da Liberdade (PDL) na maioria governista, comemoraram a vitória parlamentar e o ministro do Interior, Roberto Maroni, chegou até a colocar um lenço verde (a cor do seu partido) na jaqueta de Berlusconi.

Roberto Calderoli, dirigente da Liga e ministro da Simplificação Administrativa, disse que a reforma é "uma decisão importante e até histórica" e lembrou que "o voto daqueles que se expressaram a favor aumentou, um dado que deve ser levado em conta".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios