Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Silvio Berlusconi ameaça derrubar governo

O ex-premier da Itália Silvio Berlusconi reiterou que se ele tiver que se afastar da política, como prevê a sentença do caso Mediaset, seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), irá retirar o apoio do governo.

"Seria lamentável se o governo caísse, mas, naturalmente, não estamos dispostos a apoiar um governo se a esquerda for intervir em meu caso, o líder do PDL, impedindo-me de fazer política", disse. O primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, por sua vez, comentou a condenação de Berlusconi dizendo que "a separação entre o plano político e judiciário é necessária".

Em um encontro de sua legenda, o Partido Democrático (PD), em Gênova, Letta também afirmou que assumiu um governo que não desejava. "A este governo dou tudo, o sangue o empenho, mas este não é um governo pelo qual fiz campanha eleitoral", acrescentando que seus quatro meses no poder "mudaram a Itália muito mais do que se pensa". De acordo com Letta, a solução sobre o futuro de Berlusconi está com o Senado e a junta que decidirá sobre a cassação do Cavaliere — como é conhecido na Itália.

"Aqueles que buscam conexões inadequadas com o governo terão que explicar isso para o país", concluiu.

A Suprema Corte italiana confirmou no começo do mês a condenação de Berlusconi a quatro anos de prisão no processo Mediaset, em que é acusado de fraude fiscal. A pena já tinha sido dada em segundo grau ao ex-premier. Porém, os cinco de interdição aos cargos públicos, que também constavam na condenação anterior, deverão ser julgados novamente. Com a condenação, o ex-premier pode perder seu assento no Senado e o governo de Enrico Letta, apoiado pelo Povo da Liberdade (PDL), bancada de Berlusconi, sofrer graves consequências políticas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios