Variedades

Dia da Europa – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

No próximo dia 09 de maio se comemora o “Dia da Europa” ou o “Dia da União Europeia”.

Em 09 de maio de 1950, o francês Robert Schuman, então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, diante do avanço da “guerra fria” entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética, proferiu discurso em Paris conclamando os europeus a se unirem num pacto de cooperação política. Essa data acaba sendo marcada como sendo da “Declaração Schuman”, embrião da futura “União Europeia” e por isso data do “Dia da Europa”.

Destaque-se que em 1957, Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos decidem criar a Comunidade Econômica Europeia que contou posteriormente com a adesão de diversos países europeus e que em 1992 passou a se chamar “União Europeia” (UE).

Hoje, após a saída do Reino Unido do bloco, a União Europeia é formada por 27 países e, dentre eles a Itália, conforme dissemos, fundadora do bloco.

Pesquisas dão conta que mais de 60 % (sessenta por cento) da população europeia é a favor da “União Europeia”, mas existem os chamados “eurocéticos”, com tendências políticas mais direitistas e nacionalistas, que levantam a bandeira da retirada do bloco, seguindo os passos do Reino Unido.

Na Itália, o político de extrema direita Matteo Salvini foi um defensor voraz da saída da Itália da União Europeia, embora, nos últimos tempos tenha suavizado o seu discurso.

Em 2020, o senador por Roma Gianluigi Paragone, criou o movimento “Italexit”, apontando que a estagnação econômica na Itália seria culpa da União Europeia.

Porém, se há políticos em diversos países (minorias) querendo sair, há outros tantos países que querem entrar, como é o caso da Turquia, Sérvia, Albânia, Montenegro e Macedônia do norte, que inclusive já se inscreveram oficialmente para avaliação de ingresso.

Arrivederci!

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador do portal Rádio Italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios