Notícias

“Dias da Moda Italiana no Mundo” chegarão ao Brasil

Os “Dias da Moda Italiana no Mundo” (Giornate della Moda Italiana nel Mondo) chegam ao Brasil, um dos sete países selecionados como prioritários — juntamente com Arábia Saudita, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Japão e Índia — para apresentar o melhor do Made in Italy em termos de estilo, criatividade e inovação.

A missão , realizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, ocorre em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, seguindo uma estrutura comum, mas adaptada às especificidades de cada cidade.São Paulo e Rio de Janeiro recebem o talk show “Exportar a ‘dolce vita’ – Belo e bem-feito: o potencial dos produtos de alta qualidade no panorama internacional”, que terá sua primeira rodada no sábado (18), no shopping Iguatemi, na capital paulista.

é realizado em colaboração com as associações industriais italianas Anfao, Cosmetica Italia, Camera Nazionale della Moda Italiana, Fondazione Altagamma, CNA Federmoda e CNA Oreficeria, Confindustria Federorafi, Confindustria Accessori Moda, Confindustria Moda, Uniontessile Confapi, e Confartigianato Moda.

Em São Paulo, o evento acontece em parceria com a São Paulo Fashion Week.

Na ocasião, será apresentado o relatório “Exportar a ‘Dolce Vita'”, desenvolvido pela Confindustria. O documento analisa o potencial de produtos de alta qualidade, conhecidos como “bello e ben fatto” (belo e bem-feito) — itens que combinam beleza, design e excelência em fabricação, como moda, alimentação, mobiliário e náutica.

O estudo identifica mercados estratégicos, mapeia oportunidades de expansão e destaca os principais desafios — como sustentabilidade, digitalização e combate ao fenômeno do “Italian sounding”, oferecendo diretrizes para o fortalecimento da competitividade global.

Entre os palestrantes estão Barbara Cimmino (cofundadora da Yamamay e vice-presidente de exportação e atração de investimentos da Confindustria) e Davide Degl’Incerti Tocci (CEO da Nannini Italian Quality e vice-presidente adjunto de internacionalização e do grupo de jovens da Anfao – Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Ópticos). Entre os brasileiros, estão previstas personalidades de setores de referência, indo de designers a distribuidores.

Para ampliar o alcance da iniciativa e consolidar a presença da moda italiana no Brasil, após a etapa em São Paulo, o evento chegará ao Rio de Janeiro em 22 de outubro, em colaboração com a prefeitura carioca e com mediação de Olivia Merquior, uma das principais referências brasileiras em moda, inovação e pensamento crítico.

Além disso, o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, em colaboração com o Instituto Europeu de Design (IED), sediará a exposição “Moda Praia” no Centro Cultural ItaliaNoRio de 13 a 22 de outubro.

Em Belo Horizonte, a iniciativa “Italian Sport Design” acontecerá de 14 de outubro a 14 de novembro na Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), sendo promovida pelo Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte. A atividade tem como objetivo a valorização de empresas e de produtos do território italiano.

Por fim, em São Paulo, acontecerá a exposição “Italia é Moda”, que apresentará a moda italiana contemporânea, uma síntese da moda italiana contemporânea, que visa destacar os italianos não apenas por seu talento criativo, mas também por suas habilidades de pesquisa e experimentação, tanto em design quanto em produção e distribuição. A exposição será apresentada pela curadora Clara Tosi Pamphili durante um seminário no Instituto Europeu de Design (IED).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios