Notícias

MUNDIAL DE FÓRMULA 1: Vettel é o campeão. Alonso lamenta perda da Ferrari

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) sagrou-se campeão do Mundial de Fórmula 1, depois de ganhar neste domingo a última corrida da temporada, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que dominou do princípio ao fim. O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que liderava antes desta prova, só conseguiu chegar em sétimo lugar.

O alemão, de 23 anos, torna-se o piloto mais jovem da história a conquistar o Mundial de Fórmula 1, depois de marcar 10 'pole positions' nas 19 provas da temporada, impondo-se em Abu Dhabi aos britânicos da McLaren, Lewis Hamilton, que foi o segundo, e Jenson Button, o terceiro.

Alonso, por sua vez, precisava estar entre os quatro primeiros para ser campeão, mas uma entrada nos boxes para trocar os pneus no primeiro terço da prova repercutiu em seu desempenho; ao retornar à pista, no décimo segundo lugar, o español não conseguiu fazer as ultrapassagens necessárias.

O australiano Mark Webber (Red Bull), que estava em segundo lugar no Mundial antes do último grande prêmio, também se viu prejudicado pela troca de pneus nas primeiras voltas e acabou em oitavo lugar, terminando o Mundial na terceira posição (242 pontos), atrás de Vettel (256) e Alonso (252).

Vettel, que fez uma corrida irrepreensível, foi ajudado por um monumental erro de estratégia da Ferrari, que, ao marcar Webber, talvez com exagero, cometeu a mesma falha que o australiano, decidindo entrar muito cedo nos boxes.

"Não sabia de nada antes de cruzar a faixa. Durante as dez últimas voltas, o engenheiro da minha equipe me incentivava pelo rádio, mas sem me dizer nada. Quando cruzei a linha de chegada, me disse: está tudo ótimo, mas vai precisar esperar.

Logo depois gritou: você ganhou", contou Vettel.

"Estou sem palavras. Não sei o que dizer. Sempre acreditamos em nós mesmos. Estava confiante. Quando levantei de manhã, procurei esquecer tudo, evitar conversar com as pessoas. Tinha simplesmente de ganhar e, no final, foi o que aconteceu", disse.

Fernando Alonso não teve uma boa largada, já que saiu na terceira posição no grid, mas o britânico Jenson Button (McLaren) ultrapassou-o já bem antes da primeira curva, com Alonso ficando na quarta, na frente de Mark Webber, quinto.

Também logo no começo da prova, o alemão Michael Schumacher (Mercedes) teve que abandonar a corrida, depois da batida do italiano Vitantonio Liuzzi (Force India).

Triste despedida para Schumacher na temporada de volta à Fórmula 1, terminando no Mundial em nono lugar com 72 pontos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios