Notícias

Mais de 5 mil restaurantes na Itália pertencem a mafiosos

Se a Itália está em crise econômica há sete anos, a "agromáfia" italiana não sabe o que é isso. Ao menos, cinco mil restaurantes estão nas mãos de grupos criminosos e a produção de alimentos em empresas ligadas à máfia teve um aumento de 10% em 2014.

O alerta foi dado pela Confederação Nacional dos Cultivadores Diretos (Coldiretti), pelo Instituto Eurispes e pelo Observatório sobre a Criminalidade na Agricultura através de relatório que mede a influência dos mafiosos na cadeia de produção alimentar. Os interesses da "agromáfia" se dividem em cadeias comercias com grande distribuição, na produção e nas áreas de turismo rural.

Além disso, eles fazem o gerenciamento de circuitos ilegais de importação e exportação de alimentos que não tem identificação de origem e de rastreio. O setor de serviços é o mais afetado, de acordo com o relatório.

Nele, os mafiosos têm assegurada a possibilidade fazer a lavagem de dinheiro sujo do tráfico e de jogos ilegais e ainda conseguem criar novas formas de controle territorial. Ainda segundo o estudo, a movimentação financeira deles atinge, ao menos, 1,5 bilhão de euros por ano – o que dá 120 milhões de euros por mês e 4 milhões de euros por dia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios