Notícias

Primeiro-ministro britânico Gordon Brown, se encontra com Silvio Berlusconi

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown foi recebido pelo premier italiano, Silvio Berlusconi, que atualmente exerce a presidência do G8 [grupo que integra o G20 e do qual faz parte países industrializados].

Berlusconi e Brown, discutiram medidas para "reformar e restaurar a confiança no sistema financeiro global" e "colocar a economia mundial em um caminho para o desenvolvimento sustentável, com baixa emissão de gases que provocam o efeito estufa".

 

Em uma entrevista à imprensa italiana, os dois governantes afirmaram que "nunca foi tão grande a necessidade de um diálogo global e de uma ação coordenada", como agora, para superar a crise econômica.

Berlusconi e Brown advertiram também que este não é o momento de ações protecionistas, pois elas "reduzem o crescimento em todo o mundo, privando os países do benefício do comércio global e confinando milhões de pessoas na pobreza".

Para Itália e Grã-Bretanha, na liderança do G8 e G20, o sistema econômico e financeiro do futuro deverá ser "fundado sob uma economia aberta e não protecionista, com mercados de capital internacional e uma competição global".

Antes de deixar Londres, Brown reforçou que sua gestão no G20 irá propor um fim aos paraísos fiscais, principalmente os da Suíça, enquanto os Estados Unidos devem se deter ao combate dos paraísos fiscais das Ilhas Caiman.

O primeiro-ministro afirmou também acreditar que a Itália poderá "ir mais longe, adotando um conjunto compartilhado de normas e princípios sobre lealdade, integridade, transparência nas atividades econômicas e financeiras internacionais".

O G20 — grupo formado pelos países do G7 [Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e França], e a Rússia, com o qual formam o G8; mais Brasil, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, China, Coréia do Sul, Índia, Indonésia, México, África do Sul e Turquia; e União Européia como bloco de países — se reunirá em Londres no próximo mês de abril.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios