Notícias

Ministro da Itália, Angelino Alfano pede que União Europeia atue na luta contra a imigração ilegal

O ministro do Interior da Itália, Angelino Alfano, declarou que a questão dos desembarques de imigrantes ilegais na ilha de Lampedusa deve ser tratada diretamente pela União Europeia (UE), e não como uma simples questão nacional italiana.

"Lampedusa é o acesso para a inteira Europa", afirmou Alfano, que prometeu uma "batalha" para que a UE atue no contraste a imigração ilegal na ilha italiana. Na tradicional coletiva de imprensa anual para ilustrar os resultados da atividade do Ministério do Interior, Alfano ressaltou como no período entre o dia 1 de agosto de 2012 até o dia 10 de agosto de 2013 desembarcaram nas costas italianas 24,2 mil imigrantes ilegais, 8,9 mil dos quais chegaram em um período de quarenta dias durante os últimos dois meses. Entretanto, segundo Alfano, a imigração não se tornou uma "emergência incontrolável", porque a Itália "soube conjugar o dever de acolher com o direito dos cidadãos a segurança".

Segundo o ministro italiano, no centro de primeiro socorro de Lampedusa hoje estão presentes somente 67 imigrantes, enquanto "a ilha e o arquipélago das Pelágias estão cheias de turistas".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios