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ECONOMIA: Em cinco anos, preço de macarrão subiu 36,6% na Itália

Pão e massas estão cada vez mais caras para os consumidores italianos, com aumentos que superaram duas vezes a inflação dos últimos cinco anos. Quem coloca tudo preto no branco o que já foi percebido no ato das compras é o Istat, Instituto Italiano de Estatísticas.

O ISTAT focou especificamente nos preços dos cereais, explica: em setembro de 2012, em relação a janeiro de 2007, o preço ao consumidor do pão aumentou 22,1% e o de macarrão 36,6%. 

No mesmo período, os índices de preços ao consumidor para toda a população residente registraram uma alta de 14%. O aumento depende dos preços de produção que, no caso da farinha por exemplo, em julho de 2012 superaram em 40,1% os valores de janeiro de 2007. Assim, os preços de produção do pão fresco aumentam discreta e constantemente desde o início de 2008. Na comparação com janeiro de 2007, em julho de 2012 os preços aumentaram 14,4%.

De acordo com o Istat, a evolução dos preços ao consumidor do pão fresco tende a um aumento leve e persistente e não parece atingido pelas fortes oscilações bruscas dos preços das matérias-primas. Isto significa que nem todo o aumento da produção foi transferido para o consumidor. Para a cadeia de fornecimento de massa feita de trigo os preços ao produtor registraram em junho de 2008 um aumento máximo de 69,9% sobre janeiro de 2007.

A redução sucessiva foi de aproximadamente 20 pontos percentuais. Após aumentos superiores a 40% registrados entre 2007 e 2008, os preços de consumo da massa de semola di grano duro registraram uma leve queda em 2009-10, para depois voltar a subir nos últimos dois anos.

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