Notícias

ECONOMIA: FMI reduz previsões de crescimento para Itália

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Itália a 0,8% em 2011, o que representa uma queda de 0,2 em relação às estimativas de junho. 

A informação foi antecipada à ANSA e está no rascunho do novo relatório World Economic Outlook (WEO), produzido pela entidade. O documento também revisou as expectativas de crescimento para 2012. 

De acordo com o FMI, o PIB italiano vai crescer em torno de 0,7% no ano que vem, ou seja, 0,6 a menos que as previsões anteriores. 

No relatório, o Fundo destaca que Roma vem aprovando uma série de manobras, tidas como "bem-vindas", para diminuir os gastos públicos, mas afirmou que são necessárias "medidas adicionais" para que o país atinja sua meta de equilíbrio orçamentário em 2013. 

O FMI também reduziu as projeções de crescimento da zona do euro, que, segundo a entidade, deve ser de 1,9% em 2011 e de 1,4% no ano que vem. 

"A atividade global se enfraqueceu e ficou mais desequilibrada, o que aumenta os riscos de revisões", analisou o órgão, que acredita que o PIB mundial deste ano crescerá 4,2% e 4,3% em 2012. 

Em relação à economia norte-americana, o FMI prevê um crescimento de apenas 1,6% em 2011, ou seja, um corte de 0,9 nas previsões anteriores. Isso tornou a estimativa uma das "revisões mais significativas" do relatório.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios