Notícias

ECONOMIA: Governo italiano anuncia plano para equilibrar orçamento até 2013

O governo italiano anunciou que vai acelerar um plano de medidas fiscais para balancear o orçamento do país anunciado no mês passado. O primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, e o ministro das Finanças, Giulio Tremonti, vão propor uma emenda constitucional para alcançar o objetivo até 2013. O país firmou o compromisso em uma tentativa de garantir uma maior solidez na situação financeira italiana e apaziguar o nervosismo dos mercados.

"A Itália vai acelerar as reformas para conseguir um orçamento equilibrado em 2013", disse Berlusconi.

Segundo ele, entre as novas medidas a serem implementadas, está a introdução da exigência do equilíbrio das contas públicas na Constituição italiana, assunto que deve começar a ser abordado na próxima semana pelo Parlamento do país.

O premiê afirmou que os ministros das Finanças dos países membros do G-7 se reunirão em alguns dias para discutir soluções para a crise.

Tremonti disse que a previsão de balancear as contas italianas até o fim de 2013 adianta o prazo anteriormente agendado em um ano. De acordo com ele, o plano se baseará em quatro pilares, dois deles em finanças públicas –que envolvem o equilíbrio do orçamento– e dois outros na área de crescimento e desenvolvimento, focando o mercado de trabalho.

"O mercado de trabalho é fundamental para o desenvolvimento e para atrair os investimentos", disse o ministro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios