
Pesam sobre o aumento os alimentos não processados, em particular verduras e legumes frescos, cujos preços subiram 12% em uma base mensal e 11,7% sobre a anual.
A gasolina também disparou: em janeiro de 2011 aumentou 11,3% (contra 9,9% de dezembro) em uma base anual e 3,5% no mês.
Adusbef e Federconsumatori: especulação do mercado:
A inflação de 2,1% é um dado "muito grave", opinam os presidentes de Federconsumatori e Adusbef, Rosario Trefiletti e Elio Lannutti respectivamente.
Para as duas associações "é totalmente inacreditável e incompreensível que os preços continuem subindo em uma situação de crise em que se encontram as famílias italianas". E acrescentam: "É claro que existem especulações em curso, contra as quais é preciso agir com determinação". (ANSA)




