Notícias

ECONOMIA: Produção industrial italiana volta a crescer

A produção industrial teve crescimento de 1,6% em abril em comparação com o mesmo mês de 2014, revelou o Instituto Italiano de Estatísticas (Istat). Em comparação a março, o crescimento foi de 0,6%.

O balanço dos quatro primeiros meses do ano registrou um aumento de 0,8% e desde janeiro não se verificava crescimento na produção.

Na comparação com o mês de março, houve aumento de 3% no setor de energia, 2,2% nos bens de consumo e de 0,5% nos bens intermediários. Analisando por cada tipo de indústria, houve forte crescimento no setor metalúrgico, com 7,1%, na indústria de alimentos (5,8%) e na fabricação de meios de transporte (3,4% – sendo 0,4% só de carros).

Apesar do bom resultado na produção industrial, o Produto Interno Bruto (PIB) italiano ficou negativo no primeiro trimestre, em -0,1%, em comparação com o primeiro trimestre de 2013. Os dados divulgados também mostraram que, no mesmo período, as despesas das famílias italianas tiveram um leve aumento, de 0,1,%. A última vez que isso aconteceu foi no quarto trimestre de 2010.

Segundo o Istat, a Itália está atravessando uma "fase de estagnação", na qual se registram "variações conjunturais mínimas, próximas à zero". O relatório do Instituto também diz que o PIB italiano permanece nos mesmo níveis há 14 anos.  

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios