Catolicismo Romano

Eis o mistério da fé! Números de óbitos na Europa começaram a cair após bênção do Papa

Contra fatos não há argumentos!

O fato é que o número de mortes por covid-19 na Itália e na Europa começaram a cair após 27 de março, data em que o papa Francisco concedeu a bênção Urbi et Orbi na Praça de São Pedro completamente vazia.

O dia da celebração religiosa foi o pico de mortes diárias por coronavírus na Itália, com registro de 969 óbitos. No dia seguinte, o número foi para 889, depois para 756. Houve dias com um registro maior que o dia anterior. Os números, porém, nunca mais superaram o registrado em 27 de março, quando o acumulado de mortes era de 8.165. Demais países da União Europeia, como França, Espanha, entre outros, também começaram a ter uma tendência de queda no número de mortes.

As imagens da bênção no Vaticano chocaram o mundo. Sob uma fina chuva, Francisco atravessou sozinho a Praça de São Pedro — conhecida por reunir uma multidão de pessoas — vazia. Na ocasião, o papa pediu para Deus “olhar a dolorosa situação” da humanidade.

A celebração foi histórica uma vez que a bênção Urbi et Orbi — para a cidade (de Roma) e para o mundo, em português —, que concede a remissão dos pecados para quem a recebe, só costuma ser dada pelo papa em três ocasiões: quando ele é eleito, na Páscoa e no Natal. Além disso, no ato de 27 de março, Francisco pediu que fosse levado ao Vaticano um crucifixo considerado milagroso, que havia sido usado contra uma peste na Itália em 1522.

Apesar de a data da bênção ter marcado o pico de mortes por coronavírus, o pico de novos casos, na Itália, havia sido atingido pouco antes, em 21 de março, quando 6.557 pacientes foram confirmados com covid-19. Em 27 de março, o número foi de 5.959. Na ocasião da celebração, a Itália tinha, ao todo, 80.539 casos.

Quer queira ou não, a partir da bênção do Papa Francisco, os números começaram a declinar, tanto de contágios, como de internações, pacientes entubados e, sobretudo de óbitos. Países europeus já implantaram o procedimento de abertura do comércio em geral, indústrias, museus e parques. Aos poucos a vida cotidiana vai retornando à normalidade…

Mysterium fidei. Eis o mistério da fé!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios