Notícias

Ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi é condenado e diz ser vítima de manipulação política

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi reagiu à condenação por fraude fiscal com muita arrogância. Apesar da condenação, Berlusconi manteve o tom de desafio. Gravou um vídeo, disse que é vítima de manipulação política e garantiu que vai continuar a batalha.

Silvio Berlusconi estaria preparando uma verdadeira guerra contra a magistratura italiana, a quem chamou de irresponsável. Na quinta-feira (1), depois de 10 anos de processos e imunidade, finalmente a impunidade do ex-primeiro-ministro acabou.

Depois de quase oito horas, os cinco juízes na Suprema Corte de Cassação decidiram manter a condenação de Berlusconi a quatro anos de prisão. O impedimento para ocupar cargos público foi anulado e reenviado ao tribunal de Milão.

Com direito a três anos de indulto, Berlusconi cumprira apenas um ano de pena, ou em prisão domiciliar ou fazendo algum serviço social. Com mais de 70 anos, ele não irá para a cadeia.

Berlusconi, concluiu o processo, fraudou o fisco ao superfaturar direitos de programas e filmes de TV. Com ele foram condenados dois ex-dirigentes da sua rede de televisão Mediaset e um produtor cinematográfico.

As repercussões na política ainda podem apresentar surpresas. Por enquanto parece que o partido de Berlusconi não tem interesse em derrubar o governo de grande entendimento, mas o primeiro-ministro, Enrico Letta, está preocupado e o presidente Giorgio Napolitano também. Silvio Berlusconi, que è senador da republica, devera perder o posto em poucos meses.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios