Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Eleição para presidente da Itália revive movimento contra Berlusconi
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Eleição para presidente da Itália revive movimento contra Berlusconi
Notícias

Eleição para presidente da Itália revive movimento contra Berlusconi

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Os rumores sobre uma possível eleição de Silvio Berlusconi para presidente da Itália reacenderam um movimento de protesto contra o ex-primeiro-ministro que estava adormecido havia nove anos.

Com Sergio Mattarella perto de concluir seu mandato, o Parlamento italiano será convocado em janeiro para escolher um novo chefe de Estado, e partidos conservadores tentam emplacar o nome de Berlusconi, que ainda responde a vários processos na Justiça.

https://www.provincia.biella.it/

Embora essa hipótese seja considerada improvável hoje, o movimento “Popolo Viola” (“Povo Roxo”, em tradução livre) está criticando contra a possibilidade de Berlusconi ocupar o Palácio do Quirinale.

O grupo surgiu em 2009 para pedir a renúncia do então primeiro-ministro da Itália e estava adormecido desde o fim de 2013, quando Berlusconi teve seu mandato de senador cassado em função de uma condenação por fraude fiscal.

“Berlusconi no Quirinale seria inadequado porque ele já foi condenado e colecionou inúmeros momentos de conflitos de interesses, diversas gafes sexistas, relações comprometedoras com Putin e outros, além de processos”, diz Gianfranco Mascia, um dos líderes do “Popolo Viola” desde 2009 – a cor roxa foi escolhida por não estar ligada a nenhum partido.

O ex-premiê vem tentando angariar apoio para chegar à Presidência e fez afagos públicos até no antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), partido que ele sempre criticou e que detém a maior bancada na Câmara e no Senado.

Para se eleger presidente da República, o candidato precisa obter maioria qualificada de dois terços dos cerca de mil votos no Parlamento em sufrágio secreto. Se esse quórum não for alcançado nas três primeiras tentativas, passa a ser exigida apenas maioria simples.

Berlusconi tem penetração em partidos de direita, mas enfrenta resistência na esquerda e no M5S, especialmente por conta de seus problemas com a Justiça. Além de uma pena já cumprida por fraude fiscal, o ex-premiê enfrenta processos por manipulação de testemunhas referentes às festas com prostitutas em suas mansões.

Outro nome cotado para substituir o presidente Mattarella é o atual primeiro-ministro Mario Draghi, o que deixaria vago o comando do governo e poderia colocar a Itália no caminho de eleições antecipadas, hipótese que não agrada à maioria dos partidos.

https://www.provincia.biella.it/

No entanto, é comum que grupos políticos escondam seus candidatos a chefe de Estado para evitar queimá-los antes da hora.

Você pode se interessar também por ...

Corte de Apelação de Milão nega extradição de suspeito marroquino de atentado em Túnis
Papa Francisco receberá Prêmio Internacional Carlos Magno em 2016
União Europeia dá “aval substantivo” para missão no Mar Vermelho, diz Itália
Começa a exposição do Santo Sudário em Turim, no Piemonte, norte da Itália
Caso extraconjugal de ministro da Cultura abala governo italiano
TAGGED:Eleição para presidente da Itália revive movimento contra Berlusconi
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias

Fabio Botto
Fabio Botto
19 de agosto de 2026
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
Cantor italiano Domenico Modugno será homenageado em Polignano a Mare, na Puglia
Professores italianos documentam legado da imigração vêneta no Brasil
FUTEBOL ITALIANO: Roma contrata revelação portuguesa Rodrigo Mora por 25 milhões de euros
Morre Fulvio Lucisano, histórico produtor de cinema italiano
Atacante do Cagliari segue em UTI, mas apresenta melhora respiratória
Ferrari elétrica é leiloada por valor recorde de US$ 40 milhões
Turista morre após ser atingido por raio em área proibida do vulcão Etna, sul da Itália
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?