Notícias

Eluana mais perto da morte; médicos retiram totalmente alimentação artificial

Os médicos suspenderam a alimentação e hidratação artificial a Eluana Englaro, a italiana em estado vegetativo desde 1992. A morte da mulher poderá estar por dias.

De acordo com o canal de televisão Sky TG24, que citou fontes médicas, a equipa de serviço na clínica de Udine, onde Eluana se encontra internada, decidiu-se pela suspensão definitiva do processo de nutrição da italiana, de 38 anos, através de uma sonda.

 

Isto após ter sido decidido que a suspensão da nutrição seria feita de forma progressiva. O processo já tinha sido iniciado sexta-feira, quando a equipa médica reduziu em 50% a alimentação de Eluana.

 

Agora, serão apenas ministrados a Eluana sedativos e antiepilépticos, enquanto se espera a sua morte por desidratação, que pode demorar até duas semanas.

 

A suspensão total da nutrição foi avante mesmo depois de o governo de Silvio Berlusconi ter anunciado um projecto de lei para impedir a morte de Eluana, o qual será apresentado amanhã no Parlamento, visando a sua aprovação no tempo recorde de dois ou três dias. Recorde–se que o presidente Giorgio Napolitano recusou na semana passada ratificar um decreto para travar a morte da mulher, abrindo uma guerra institucional com o governo, que poderá agravar-se esta semana.

 

O pai de Eluana, Giuseppe Englaro, que apoia a suspensão da alimentação artificial e garante que a vontade da filha é a mesma, qualifica de "tortura desumana" a situação desta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios